quarta-feira, 5 de junho de 2013

   Um pouco da história da geometria


      Platão foi um dos mais importantes filósofos gregos. Ele nasceu na cidade de Atenas por volta do ano 427 a.C. e faleceu em 347 a.C. Ele estudou as propriedades das formas geométricas espaciais cujas faces são polígonos; posteriormente, algumas dessas formas espaciais passaram a ser chamados de Poliedros de Platão.
      A palavra poliedro pode ser assim compreendida: poli, significado muitos, e edro, faces. Assim, os poliedros consistem em formas geométricas espaciais com muitas faces.
      Os poliedros de Platão são o tetraedro, o hexaedro, o octaedro, o dodecaedro e o icosaedro regulares. Uma das características desses poliedros é possuir todas as faces formadas por polígonos com o mesmo número de lados, os quais têm a mesma medida.
      Estudiosos gregos atraídos pelo desconhecido associaram a cada um dos poliedros de Platão um significado:  o hexaedro(cubo) associado à terra, icosaedro à água, tetraedro, ao fogo, o octaedro ao ar  e o dodecaedro foi associado ao universo, pois corresponderia com as doze faces do zodíaco, por isso passou a simbolizar o universo. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário